Linhagem e mestres do dojo
mestre de uma linhagem
Taisen Deshimaru
O mestre Taisen Deshimaru foi a grande figura que trouxe o Budismo Zen para o Ocidente, particularmente para a Europa. Discípulo de Kodo Sawaki, mestre Zen e professor Universitário muito respeitado no Japão. Seguindo a vontade do seu Mestre de difundir o Zen pelo mundo, Taisen Deshimaru chega a Paris em 1967 com essa missão. Ele resume o seu dever usando estas palavras “a semente do Zen foi plantada na Índia, a árvore cresceu na China, deu frutos no Japão e agora os frutos chegam a Europa para serem comidos”.
FUNDADOR DO DOJO
Raphaël Doko Triet
O mestre Raphaël Doko Triet é abade do templo de Seikyuji e o principal responsável pela divulgação do ensinamento na Península Ibérica. Nasceu em Paris em 1950. Foi um discípulo próximo do Mestre Taisen Deshimaru que o ordenou monge em 1973. Presidiu o dojo de Paris de 1990 a 1997 e a Associação Zen Internacional (AZI) de 2004 a 2013. Em 1997 recebe a transmissão do Dharma do mestre Yuko Okamoto, amigo do Mestre Deshimaru. Nesse mesmo ano, constitui o Dojo de Lisboa, cidade onde residiu até 2005.
Raphaël Doko Triet dirige retiros em vários países, tais como a França, o Canadá, a Suécia, mas particularmente em Espanha e Portugal.
responsável do dojo
Yves Shoshin crettaz
Yves Shoshin Crettaz é o responsável pelo Centro zen de Lisboa e pelos vários grupos de zazen em Portugal, todos ligados à Associação Zen Internacional (AZI).
Nasceu em 1946 na Suíça, é licenciado em Filosofia e exerceu várias profissões: professor, sindicalista e jornalista. Pai de dois filhos, foi ordenado monge zen em 1988. Em 2013, recebeu a transmissão de Dharma (shiho) de seu mestre Raphaël Doko Triet, discípulo próximo do mestre Taisen Deshimaru e abade de Seikyuji, um templo zen perto de Sevilha.
É casado e vive em Portugal desde 1997. É membro do Conselho de Administração da AZI e um dos responsáveis do templo Seikyuji.