O que é o zen?
«O zen é arrumar a vassoura»
Na Primavera do ano de 2019, fiz um Ango (retiro de 3 meses) com o Mestre Seido Suzuki, abade do templo de Toshoji no Japão. Alguém perguntou-lhe: “como explicar o que é o zen para alguém que nada sabe sobre ele?” O mestre respondeu: “é uma maneira de viver”.
No dia seguinte, acrescentou: “é uma maneira de viver liberta dos três venenos (ignorância, avidez e cólera).
Durante o retiro, depois dos trabalhos de limpeza do templo, alguém esqueceu-se de arrumar uma vassoura e o mestre Seido Suzuki referiu isso mesmo. Daí tiramos um grande ensinamento: arrumar a vassoura é praticar o zen.
Corpo e espírito em harmonia. A prática de zazen tem a sua origem na experiência do Buda Shakyamuni. Há 2600 anos, sentado debaixo da árvore da Bodhi em meditação, Siddharta Gautama realizou o despertar e tornou-se Buda, o desperto.
Esta prática contém a essência do seu ensinamento que foi transmitido de mestre a discípulo até hoje. A concentração em cada gesto e a tranquilidade do espírito transformam paulatinamente os actos da vida quotidiana.
Aprender a viver plenamente a sua vida de instante em instante e desenvolver o amor por todas as existências é o coração do zen.
Mestre Dogen (1200-1253) é um dos grandes patriarcas do Zen, responsável por trazer a prática do Zen da China para o Japão. Partilhamos abaixo um excerto do filme “Zen” (2009) realizado por Banmei Takahashi onde Dogen explica a essência do Zen e o que é o despertar.