A atitude consiste em deixar as imagens e os pensamentos que surgem na mente passarem como "nuvens no céu": o meditador não se apega a elas, não procura analisá-las, nem procura. se preocupa com isso. Ao manter tal estado, o praticante pode atingir um estado de pensamento "além de todo pensamento" (hishiryo), uma espécie de vazio da mente.
Tal estado de espírito resultaria do foco profundo na postura e na respiração, permitindo o controle da atividade mental resultando em melhora da circulação cerebral7.
Na escola Sōtō, a prática do zazen não consiste em buscar algo em particular, mas apenas em sentar-se (shikantaza), sem outro objetivo que a prática em si8. Na escola Rinzai, a prática é focada no kōan2.
Uma analogia é às vezes usada, com relação à "mente de iniciante" (shoshin) a ser retida ao longo de anos de prática: uma tigela cheia de uma substância não pode conter mais nada. Uma tigela vazia está disponível para receber (ensino).
Estado de espirito
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